Itapuã, uma indústria de calçados, sonhos e realizações!

Severino Matias de Souza: “O sucesso é fruto de dedicação, honestidade e simplicidade. Nossa empresa sempre deverá seguir esse caminho.”

Severino Matias de Souza: “O sucesso é fruto de dedicação, honestidade e simplicidade. Nossa empresa sempre deverá seguir esse caminho.”

O jovem Severino Matias de Souza saiu de Surubim, PE, em busca de um sonho e melhoria de vida. Em Cachoeiro de Itapemirim, ES, montou seu primeiro negócio: uma lojinha com uma pequena fabriqueta de calçados ao fundo, que mais tarde se tornaria a Indústria Itapuã.

Em 76, chamou a atenção do setor calçadista brasileiro inaugurando a sua primeira grande fábrica Itapuã. Na década de 80, fez da fábrica um grande complexo industrial e não parou mais de crescer. As sandálias masculinas ganharam grande reconhecimento de lojistas e consumidores de todo o Brasil, tornando-se:

“A sandália masculina do Brasil”.

Hoje a Itapuã é uma empresa com 2 unidades de negócio, uma rede de lojas e uma unidade fabril. A rede de lojas é um varejo de calçados multimarcas atuante em três estados: ES, RJ e MG. A Itapuã Indústria fábrica e comercializa três marcas para lojistas do Brasil e do exterior: Sandálias Itapuã, New Face e ItSandal. Desse modo, os calçados e sandálias Itapuã chegam aos consumidores do Brasil e do mundo.

O sonho de Severinho tornou-se a realidade de milhares de colaboradores, fornecedores, clientes lojistas do Brasil e do mundo, além de milhares de consumidores. A imprensa e todo o setor calçadista do país reconhecem a qualidade dos calçados, além das competências e da dedicação da empresa nesses quase 60 anos.

Itapuã Indústria: quase 60 anos de dedicação e sucesso.

2013- A Itapuã Indústria faz 57 anos, com 3 marcas – Itapuã Sandálias, New Face, ItSandal – servindo aos consumidores brasileiros que adquirem seus calçados em Sapatarias, Lojas e Grandes Redes, além de exportar para vários países do mundo.

2006- A Itapuã Indústria faz 50 anos como fabricante de Sandálias masculinas e calçados confortáveis,bem como vendendo para Sapatarias e lojistas do Brasil e do exterior.

2003- Itapuã Indústria se consolida no exterior. Aumentam as vendas dos calçados de moda jovem. É lançada a marca ItSandal.

2002- A Itapuã Indústria participa de eventos no mercado calçadista mundial: Feira Internacional GDS nas cidades da Alemanha e Sharjah e os Showrooms na cidade do México.

2001- A Itapuã Indústria reestrutura e amplia suas áreas de Desenvolvimento de Produtos, Comercialização Nacional e Internacional e Atendimento ao Cliente Varejista.

1997- Falece Severino, o fundador da Itapuã, que deixa a empresa com 2 unidades de negócios: uma Rede de Lojas de Calçados e uma unidade fabril, a Itapuã indústria (www.itapua.ind.br), para produzir as Sandálias Itapuã e outras marcas.

1996- Severino lança campanha nacional da Marca Sandálias Itapuã na Televisão brasileira, com o filme publicitário “A alegria do homem é uma sandália no pé”. A música TARDE EM ITAPUÃ, de Vinicius de Moraes e Toquinho, foi escolhida para ser o jingle da marca Sandálias Itapuã.

1991- A Itapuã Indústria entra no mercado Feminino com o Lançamento da Marca New Face.

1990- A marca Itapuã Sandálias ganha reconhecimento como A SANDÁLIA MASCULINA “NÚMERO UM” DO BRASIL.

1988- Severino recebe o título de “Cidadão Espírito-Santense”.

1986- O Grupo Sinos (do jornal “O Exclusivo” e a revista “Lançamentos”) entrega a Severino o título de “Industrial do Ano no Ramo Calçadista”.

1983- Revista Exame QUEM É QUEM na Economia Brasileira dá a Severino o título de Destaque do Ano.

1980- A Itapuã já é um complexo industrial, respeitado pela indústria brasileira. Pensando em globalização, Severino cria um grupo gerencial para sua sucessão.

1976- O Ministro da Indústria e Comércio, Severo Gomes, participa da inauguração das novas instalações da fábrica. Severino é reconhecido com o título de “Filho Ilustre de Surubim”, sua cidade natal.

1971- A empresa passa a chamar-se “Calçados Itapuã S/A – Indústria e Comércio”, atuando tanto com uma unidade fabril quanto com uma unidade de comércio ou varejo.

1970- A Itapuã Indústria ganha Certificado de Honra ao Mérito do Conselho Municipal de Turismo de Franca, pela participação na III Francal.

1968- A empresa passa a chamar-se ICRASA Indústria de Calçados Regina e Alvorada S/A. As sandálias de couro masculinas Itapuã ganham reconhecimento nacional.

1966- A fábrica cresce e ganha instalações amplas. Severino recebe o título de “Personalidade da Indústria de 1966”.

1960- A fabriqueta já havia se transformado em uma grande fábrica e já estava atendendo o mercado nacional com um produto apenas: as Sandálias masculinas que já levavam a marca Itapuã.

1956- Nasce a Itapuã (ainda sem esse nome). Severino, já em Cachoeiro de Itapemirim, estado do Espírito Santo, abre a Sapataria Regina, uma loja criada a partir de uma pequena fábrica da calçados nos fundos, produzindo para os consumidores da cidade e região.

1940- Severino cresce e, pela prática, torna-se um grande artesão sapateiro, produzindo Sandálias de Couro e variados tipos de Sapatos.

1928- Nasce Severino Matias de Souza, em Surubim – Pernambuco.